Fazendo de Deus a Imagem do Homem

Fazendo de Deus a Imagem do Homem

apologética Fazendo de Deus a Imagem do HomemFazendo de Deus a Imagem do Homem

Autor: Robson T. Fernandes

Desde que Adão pecou, o homem com sua natureza caída tem seguido no caminho de rebeldia contra Deus através de três caminhos perigosos, errados e antibíblicos. No primeiro, ele tenta ser igual a Deus, isto é, o homem tenta crescer. No segundo, ele tentar fazer com que Deus seja igual ao homem, isto é, ele coloca Deus em pé de igualdade consigo mesmo. No terceiro, ele coloca-se numa posição de superioridade em relação com Deus.

                Um exemplo claro do que foi falado está no livro de Rose Marie Muraro, “A Mulher no Terceiro Milênio”: 

            “…Esta preocupação de Deus é implícita, à aceitação do fato de que ao induzir Adão à comer do fruto do bem e do mal, Eva e a serpente estavam certas, pois o homem acabou se tornando como um de nós, isto é, como um deus, e Deus tem medo que o homem siga em frente no seu projeto de obter a imortalidade e assim tornar-se igual ao Todo-Poderoso. Por isso veda para sempre a entrada do homem  e da mulher no jardim das delícias, com uma espada que se volve para todos os lados. Desta forma enquanto o Deus Patriarcal estiver vigiando a porta do jardim não há chance nenhuma de retornarmos a ele. O texto não deixa dúvida alguma quanto a isso. Só poderemos voltar ao jardim da árvore da vida, isto é, a afroição, se destronarmos ou destruirmos o Deus Patriarcal e fizermos dele ao menos um Deus que seja ao mesmo tempo macho e fêmea…” 

                O homem com suas teorias fraudulentas que contradizem a Bíblia Sagrada tem subtraído atributos incomunicáveis de Deus, como a soberania, eternidade, onipotência etc. na tentativa de transformar Deus em um ser manipulável pelo homem.

                Nessas “filosofias e teologias de fundo de quintal” tem-se colocado o SENHOR numa posição de escravo que é obrigado a atender instantaneamente o ser humano em seus desejos egocêntricos. Vejamos alguns exemplos:       

“Para entrar no Reino de Deus, você precisa se submeter ao Senhor Jesus. Da mesma forma, Deus é obrigado a protegê-lo e a livrá-lo de todo mal, fazendo cumprir Suas promessas em sua vida.”(www.bispomacedo.com.br/mensagens2.jsp?codigo=85947 – 27/10/2006) 

“Se um pecador inveterado trata bem sua própria mãe, Deus é obrigado a recompensar esse bem feito, nesta vida, porque ele vê que, na outra vida, tal pessoa, muito provavelmente vá para o inferno”

(www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=apologetica&artigo=20040809144618&lang=bra)

 “Deus é obrigado a cumprir a Sua palavra”

(Kenneth Hagin) 

                Deus é soberano! E em Sua soberania Ele não é obrigado a fazer nada! Se Ele o faz é porque deseja e é porque é o certo a ser feito, pois Ele é santo e não peca jamais.

                Engana-se o homem que pensa que pode dar ordens a Deus, que pode manipulá-Lo a fazer determinada coisa porque obedeceu um preceito bíblico. Engana-se quem pensa que pode obrigar Deus a agir de determinada forma. Deus não é marionete do homem.

                É importante não conhecermos a Bíblia, mas colocá-la em prática na nossa vida diária. Vejamos um texto bem oportuno:

 “Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” (Rm 11:34-36) 

   Na vida de constante rebeldia, o homem pensa insensatamente que pode dar ordens ou até mesmo afrontar a Deus impunemente. Por causa de dissabores na vida, o homem pensa que pode desafiar a Deus. Por causa de uma teologia satânica, o homem pensa que pode se colocar em pé de igualdade com Deus. Por causa da ganância, o homem pensa que pode exigir riquezas de Deus. Por causa de insubmissão, o homem pensa que pode mandar em Deus. Pobre homem, cego e enganado.

“Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?” (Rm 9:20)

robsontfernandesRobson Tavares Fernandes é bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional). Tem se dedicado desde 1998 ao ensino e pesquisa bíblica na área de Apologética, sendo autor de vários artigos já publicados. Atuação como professor: Curso de Teologia da Igreja Batista da Palmeira, CBA (Curso Básico de Apologética) e ITESMI (Instituto Teológico Superior de Missões). Atuação como pesquisador: VINACC (Visão Nacional para a Consciência Cristã). Atuação como palestrante: Encontro para a Consciência Cristã, Simpósio Criacionista da Paraíba, Seminário Criacionista da Alagoas. Tem ministrado, ainda, palestras em igrejas, escolas e universidades.

Contato:  cristovira@bol.com.br  rtf75@bol.com.br

Atenção:
O conteúdo desta página tem objetivo formativo e educacional.OS ARTIGOS AQUI PUBLICADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES, CITADOS NO FINAL DE CADA ARTIGO. NÃO NECESSARIAMENTE ESTA PRODUÇÃO CONCORDA INTEIRAMENTE COM O ENTENDIMENTO TEOLÓGICO DE CADA AUTOR. TODAVIA, OS PUBLICAMOS COMO FONTE DE CONHECIMENTO E COMO FORMA DE CONTRIBUIR PARA O ALARGAMENTO DO ENTENDIMENTO E A POSSIBILIDADE DE CONHECERMOS VÁRIAS FORMAS DE PENSAR. CABE A CADA LEITOR REFLETIR, À LUZ DA BÍBLIA, SE CONCORDA OU NÃO COM OS POSICIONAMENTOS AQUI EXPRESSADOS. 

Deixe uma resposta