o_caso4

O Caso da Feiticeira de En-Dor

apologética o_caso4O Caso da Feiticeira de En-Dor

Autor: Robson T. Fernandes

“Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar. E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser. Então a mulher lhe disse: Eis aqui tu sabes o que Saul fez, como tem destruído da terra os adivinhos e os encantadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer? Então Saul lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Vive o Senhor, que nenhum mal te sobrevirá por isso. A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel. Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul. E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra. E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou. Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer. Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o Senhor te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo? Porque o Senhor tem feito para contigo como pela minha boca te disse, e o Senhor tem rasgado o reino da tua mão, e o tem dado ao teu próximo, a Davi. Como tu não deste ouvidos à voz do Senhor, e não executaste o fervor da sua ira contra Amaleque, por isso o Senhor te fez hoje isto. E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o Senhor entregará na mão dos filisteus. E imediatamente Saul caiu estendido por terra, e grandemente temeu por causa daquelas palavras de Samuel; e não houve força nele; porque não tinha comido pão todo aquele dia e toda aquela noite.”1 Samuel 28:7–20

             Esse texto bíblico é utilizado por espíritas e outras pessoas que desejam encontrar alguma corroboração Testamentária que fundamente a comunicação com os mortos. Entretanto, veremos que esse texto é mal entendido por tais pessoas.

             Primeiro, precisamos entender que Deus condenava tal tipo de prática, como vemos em

Ex 22:18, Dt 18:9-12. Assim sendo, é de se esperar que se Deus condenava tal prática Ele mesmo não iria agir através de tal forma.

            Segundo, sabemos que Deus não se comunicava com Saul de nenhuma forma mais.

            Terceiro, o texto bíblico nos diz que Saul não viu a Samuel com seus próprios olhos, mas ele achou que aquele “ser” era Samuel: “Entendendo Saul que era Samuel” (1 Sm 28:13,14).

            Quarto, foram feitas algumas profecias para Saul.

            Aqui precisamos observar com um pouco mais de atenção, porque essas “profecias” foram trazidas por aquele “ser” que Saul pensou ser Samuel. Ora, a própria Escritura nos diz que Samuel era um profeta de Deus e que o Senhor não deixou nenhuma de suas palavras cair por terra (1Sm 3:19-20), isto é, tudo que Samuel profetizava acontecia exatamente como era falado, entretanto, essas profecias trazidas nessa situação em particular não ocorreram exatamente como foram feitas.

            Dessa maneira, a própria Escritura declara que se alguma profecia for trazida e não se cumprir como foi falada essa não vem da parte de Deus (Dt 13:1-5).

            Com todas essas informações precisamos atentar para o fato de que se esse “ser” fosse realmente Samuel as suas profecias teriam sido cumpridas exatamente como foram feitas, porém esse não foi o caso. Vejamos a profecia feita no verso 19: “E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o Senhor entregará na mão dos filisteus.”

 1. Saul seria entregue aos filisteus e morto por eles;

2. Todos os filhos de Saul seriam mortos.

             É importante observar que Saul não foi morto pelos filisteus, mas cometeu suicídio (1 Sm 31:4). Depois é importante observar que ele não foi entregue nas mãos dos filisteus mas ficou com os habitantes de Jabes-Gileade (1 Sm 31:11-13). Ainda, é importante observar que Saul teve seis (6) filhos, mas apenas três (3) foram mortos naquela batalha, Jônatas, Abinadabe e Malquisua.

            Diante de tais evidências não podemos jamais afirmar que naquela “sessão espírita” com a feiticeira de En-Dor aquele “ser”, ou entidade, seria Samuel. As evidências mostram que não era Samuel, mas uma mentiroso, já que as profecias não se cumpriram como foram feitas.

            Devemos atentar para a Escritura Sagrada, quando esta nos diz que satanás pode se transfigurar em anjo de luz (2 Co 11:14), isto é, ele pode se transformar em quem ele desejar, com a finalidade de enganar a muitos (Mt 24:24), e que sua finalidade é matar, roubar e destruir (Jo 10:10).

            Devemos estar atentos porque muitos falsos profetas e falsos ensinos têm surgido com a finalidade de nos destruir.

            Que a Igreja de Cristo continue perseverando na fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos.

robsontfernandesRobson Tavares Fernandes é bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional). Tem se dedicado desde 1998 ao ensino e pesquisa bíblica na área de Apologética, sendo autor de vários artigos já publicados. Atuação como professor: Curso de Teologia da Igreja Batista da Palmeira, CBA (Curso Básico de Apologética) e ITESMI (Instituto Teológico Superior de Missões). Atuação como pesquisador: VINACC (Visão Nacional para a Consciência Cristã). Atuação como palestrante: Encontro para a Consciência Cristã, Simpósio Criacionista da Paraíba, Seminário Criacionista da Alagoas. Tem ministrado, ainda, palestras em igrejas, escolas e universidades.

Contato:  cristovira@bol.com.br  rtf75@bol.com.br

Atenção:
O conteúdo desta página tem objetivo formativo e educacional.OS ARTIGOS AQUI PUBLICADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES, CITADOS NO FINAL DE CADA ARTIGO. NÃO NECESSARIAMENTE ESTA PRODUÇÃO CONCORDA INTEIRAMENTE COM O ENTENDIMENTO TEOLÓGICO DE CADA AUTOR. TODAVIA, OS PUBLICAMOS COMO FONTE DE CONHECIMENTO E COMO FORMA DE CONTRIBUIR PARA O ALARGAMENTO DO ENTENDIMENTO E A POSSIBILIDADE DE CONHECERMOS VÁRIAS FORMAS DE PENSAR. CABE A CADA LEITOR REFLETIR, À LUZ DA BÍBLIA, SE CONCORDA OU NÃO COM OS POSICIONAMENTOS AQUI EXPRESSADOS. 

 

Deixe uma resposta