PASTOR E OVELHAS

pastor e ovelhasPASTOR E OVELHAS

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta do curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e a ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho; antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos . . . Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as suas ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa . . . Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas.” (João 10:1-5, 11, 12, 15)

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará e sairá, e achará pastagem. O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:9, 10).

Os textos relembram a nós a superabundância da graça divina. O propósito de Cristo é de proporcionar às suas ovelhas, em abundância, tudo o que enriquece a vida (conforme Salmo 23 : 1). Jesus é o Bom Pastor que dá a sua vida pelas ovelhas; é aquEle que Se entrega por elas. “A metáfora salienta o aspecto de risco na presença do perigo, mais do que a perda da vida” (Brooks). Entretanto, o sacrifício da Sua vida é também contido na expressão “Bom Pastor” (com o sentido de nobre, belo, capaz). – A metáfora estende a sua aplicação da porta para o pastor, dos falsos mestres, como ladrões, para o mercenário. O mercenário, que pastoreia as ovelhas para fins de lucro, as abandona na HORA DO PERIGO. Não têm preocupação por elas, pois não são dele e assim o rebanho se torna vítima dos lobos.

Não há de ser assim com o nosso rebanho. O nosso Pastor divino é Jesus, mas Ele tem designada aqui a Sua autoridade representativa, o pastor da Igreja, para pastoreá-la com dignidade e dedicação. As verdadeiras ovelhas o conhecem e ouvem a sua voz. Jamais se dispersarão. Jamais seguirão a quem não conhecem.

O pastor da sua Igreja conhece as suas ovelhas?

Deixe uma resposta