E o seu marido, será que ele tem necessidade de

E o seu marido, será que ele tem necessidade de se “sentir amado”?

E o seu marido, será que ele tem necessidade deE o seu marido, será que ele tem necessidade de se “sentir amado”?

Pr. Ismael Roselei, Min. Casados em Cristo*

Aqui no blog nós temos batido bastante na tecla para que os maridos demonstrem amor pela sua esposa, afirmando que elas têm necessidade de afeto, de carinho, e que a sensibilidade delas é algo importante para que haja alegria no relacionamento. Mas e com relação aos homens, será que eles também têm necessidade de se sentirem amados ou isso é “coisa de mulher”?

Os homens também precisam ter a convicção de que são amados. Para eles o amor está mais voltado ao respeito que sua mulher tem para com ele. Mas, o que é o respeito? Vamos considerar algumas coisas que denotam respeito para com ele: 

CONFIANÇA: O homem precisa que aqueles que estão debaixo de seus cuidados tenham confiança nele, que saibam e acreditem que ele está fazendo o melhor para o bem da família. Isso não quer dizer que não vai errar nunca ou acertar sempre, pois mesmo com o maior amor que possa amar, ele continuará sendo um ser falível, não terá a onipotência consigo.Quando a esposa não confia e ele se dá conta disso, é uma declaração de sua incompetência.

Isso pode se dar nas pequenas coisas do cotidiano, até mesmo um palpite vindo dela, um conselho, pode parecer-lhe que ela está dizendo que ele é um incapaz e não merece a confiança dela.

As mulheres por natureza são bem falantes, e às vezes falam até para provocar uma aproximação, melhorar a intimidade conjugal, mas é preciso dosar isso para que não provoque um efeito contrário.

É comum um marido pensar horas a fio em como resolver um problema e quando vai por a mão na massa, a esposa vem com duas ou mais soluções e alternativas para o problema, que na verdade ela mal teve tempo para pensar sobre ele. O marido pode ver isso como uma falta de confiança no “taco” dele.Algumas coisas são próprias para o marido resolver, e se ele pedir uma ajuda, não há problema algum nisso, aliás é muito bom resolver em conselho pois se houver um erro, não haverá acusação.

É sempre interessante ter um comportamento que favoreça a auto afirmação dele, isso é papel de ajudadora. Mas e se ele errar? Ora, será uma oportunidade para aprender e crescer.

A mulher quando for intervir, faça com tato e jeitinho próprio das mulheres para que ele não fique melindrado na sua masculinidade.

ACEITAÇÃO: Ser aceito como é, sem que se queira mudá-lo é um grande sinal de respeito e de amor para com ele.Se quiser mudá-lo, que seja sem palavras e cobranças, mas com gestos que o façam repensar a vida e suas atitudes. Ele precisa do aplauso dela nas coisas que faz.É uma validação, e isso tem a ver com o que ele é, pois é assim que um homem se vê e se julga, pelas suas realizações bem sucedidas.

Quer acabar com um homem ? Menospreze o seu trabalho, as suas habilidades, a sua competência e capacidade.Desconsidere-o por isso e não precisará mais nada para destruí-lo.

APRECIAÇÃO: Ele precisa se sentir importante na vida da esposa, sentir-se estimado como algo precioso,alguém imprescindível.Outro dia vi uma mulher fazer uma brincadeira com o marido dizendo que tinha ido almoçar com um ex-namorado, a intenção era provocá-lo,uma brincadeira de gosto duvidoso e eu fiquei pensando: “e se fosse comigo?”, qual seria o meu sentimento, e olha, não foi nada bom o que pensei.

Acredito que você ter a sensação de que é descartável, menos qualificado, pessoa menor, é algo terrível. Apreciação tem a ver com um julgamento positivo que se faz sobre a pessoa, é a valorização do outro.

ADMIRAÇÃO: é um sentimento de prazer por aquilo que é belo ou bom. Qual homem não gosta de ser admirado pelo que seu caráter, sua dignidade, competência e, porque não, pelos seus dotes físicos. Você mulher, pegue papel e caneta e comece a anotar as coisas boas que encontra no seu marido, você poderá se surpreender, verá que existem coisas não muito boas, mas também encontrará coisas interessantes nele.Ele é trabalhador, bom pai, bom filho, honesto nos contratos, bom pagador, temente a Deus ? Veja quantas coisas boas pode haver nele, a você cabe admirá-lo pelo que é e pelo que faz.

ENCORAJAMENTO: A esposa que encoraja, é aquela que diz ” você é bom nisso, vá em frente”, “Vai que vai dar certo!!”, é aquela que elogia. Ela é uma mola que impulsiona o homem para as suas conquistas, é alguém que vibra com os seus resultados.Se é um momento difícil da vida ela diz: “Vai que estou com você, conte comigo, você vai conseguir!”.

Isso é respeito, é a forma como os homens se sentem amados pelas suas esposas.

Sobre o autor: 

Ismael3

*Ismael Roselei de Carvalho, casado com Cleire Moura de Carvalho, ambos pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular, há 19 anos como Pastor Titular, formado na carreira militar, serviu na Polícia Militar do Estado de São Paulo, de onde foi para a reserva no posto de Capitão PM. Tem 05 filhos, Diego, Letícia, Gizele, Leandro e Vitória.

É editor dos blogs: http://casadosemcristo.blogspot.com/ e http://aconselhamentoparacasal.wordpress.com/

 E-mail: i.rcarvalho@ig.com.br

Pedidos: através de email ou fone 14-33461588.

Deixe uma resposta